Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/301

Wikisource, a biblioteca livre
HIBRIDEZ
275

ções: o canário, por exemplo, foi cruzado com nove espécies distintas de pardais; mas, como nenhuma destas espécies se reproduz em cativeiro, não temos ocasião de esperar que o primeiro cruzamento entre eles e o canário ou entre os seus híbridos seja perfeitamente fecundo. Quanto à fecundidade das gerações sucessivas dos animais híbridos os mais fecundos, não conheço caso em que tenham sido tratadas ao mesmo tempo duas famílias de híbridos provenientes de pais diferentes, de maneira a evitar os efeitos nocivos dos cruzamentos consanguíneos. Tem-se, pelo contrário, habitualmente cruzado em conjunto irmãos e irmãs em cada geração sucessiva, apesar dos conselhos constantes de todos os tratadores. Não é, pois, para admirar que, nestas condições, a esterilidade inerente aos híbridos esteja sempre em aumento.

Muito embora não conheça nenhum caso bem autêntico de animais híbridos perfeitamente fecundos, tenho razões para acreditar que os híbridos do Cervulus vaginalis e do Cervulus Reevesii, assim como os do Phasianus colchicus e do Phasianus torquatus, são perfeitamente fecundos. M. Quatrefages verifica que se pode observar em Paris a fecundidade inter se, durante oito gerações, dos híbridos provenientes de duas borboletas (Bombyx cynthia e Bombyx arrindia). Tem-se recentemente afirmado que duas espécies tão distintas como a lebre e o coelho, quando se consegue juntá-las, dão produtos que são muitíssimo fecundos quando se cruzam com uma das espécies pais. Os híbridos entre o ganso comum e o ganso chinês (Anagalis cygnoides), duas espécies assaz diferentes para que sejam dispostas ordinàriamente em géneros distintos, são muitas vezes reproduzidas neste país com uma ou outra das origens puras, e num só caso inter se. Este resultado foi obtido por M. Eyton, que tratou dois híbridos provenientes dos mesmos pais, mas de posturas diferentes; estas duas aves não lhe deram menos de oito híbridos de uma só ninhada, híbridos que se viu serem os filhos dos gansos puros. Estes gansos, de raças cruzadas, devem ser muitíssimo fecundos na Índia, porque dois juízes irrefutáveis em tal matéria, M. Blyth e o capitão Hutton, informaram-me que se criam em diversas partes desse país rebanhos inteiros de gansos híbridos; ora, é preciso que a fecundidade seja perfeita, visto que os criam para auferir lucros, e ali se não encontram quaisquer das puras espécies mães.

As nossas diversas raças de animais domésticos cruzados são perfeitamente fecundas, e, contudo, em muitos casos descendem de duas ou mais espécies selvagens. Devemos concluir deste facto, ou que as espécies mães primitivas têm produzido primei-