Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/353

Wikisource, a biblioteca livre
INSUFICIÊNCIA DOS DOCUMENTOS GEOLÓGICOS
327

grupo dos teleósteos, e uma alta autoridade classificou mesmo neste grupo certas formas paleozóicas. Se todo o grupo teleósteo tivesse realmente aparecido no hemisfério setentrional no começo da formação da greda, o facto seria certamente muito notável; mas não constituía uma objecção insuperável contra a minha hipótese, a não ser que se não possa demonstrar ao mesmo tempo que as espécies deste grupo apareceram súbita e simultâneamente em toda a Terra na mesma época. É supérfluo lembrar que quase se não conhece ainda qualquer peixe fóssil proveniente do sul do equador, e ver-se-á, percorrendo a Paleontologia de Pictet, que as diversas formações europeias têm fornecido apenas muito poucas espécies. Algumas famílias de peixes têm actualmente uma distribuição muito limitada; é possível que o mesmo se haja dado outrora com os peixes teleósteos, e que fossem em seguida espalhados, depois de se terem desenvolvido consideràvelmente em qualquer mar. Não temos mais direito algum a supor que os mares do globo foram sempre tão livremente abertos do sul ao norte como o são hoje. Em nossos dias ainda, se o arquipélago malaio se transformasse em continente, as partes tropicais do oceano Indico formariam uma grande bacia fechada, na qual grupos importantes de animais marinhos poderiam multiplicar-se, e ficar encerrados até que algumas espécies adaptadas a um clima mais frio, e tornadas assim capazes de dobrar os cabos meridionais da África e da Austrália, pudessem em seguida estender-se e ganhar os mares longínquos.

Estas considerações diversas, a nossa ignorância sobre a geologia dos países que se encontram fora dos limites da Europa e dos Estados Unidos, a revolução que as descobertas dos doze últimos anos têm operado nos nossos conhecimentos paleontológicos, levam-nos a pensar que é também arriscado dogmatizar sobre a sucessão das formas organizadas em todo o globo, tal qual sucederia a um naturalista que tivesse desembarcado cinco minutos num ponto estéril das costas da Austrália, se discutisse sobre o número e a distribuição das produções deste continente.

DA APARIÇÃO SUBITA DE GRUPOS DE ESPÉCIES ALIADAS NAS CAMADAS FOSSILÍFERAS MAIS ANTIGAS

Há uma outra dificuldade análoga, mas muito mais séria. Quero falar da aparição súbita de espécies pertencendo às divisões principais do reino animal nas rochas fossilíferas mais