Página:Os Bruzundangas.pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre
PREFACIO
 

Na ARTE DE FURTAR, que ultimamente tanto barulho causou entre os eruditos, ha um capitulo, o quarto, que têm como ementa esta singular affirmação: Como os mayores ladroens são os que têm por officio livrar-nos de outros ladroens.

Não li o capitulo, mas abrindo ao acaso um exemplar do curioso livro, achei verdadeira a cousa e boa para justificar a publicação destas despretenciosas «Notas».

A Bruzundanga fornece materia de sobra para livrar-nos, a nós do Brasil, de peiores males, pois possue maiores e mais completos. Sua missão é, portanto, como a dos mayores da «Arte», livrar-nos dos outros, naturalmente menores.

Bem precisados estávamos nós disto quando temos aqui ministros de Estado que são simples caixeiros de venda, a roubar-nos muito modestamente no peso da carne secca, emquanto a Bruzundanga os tem que se occupam unicamente, no seu officio de Ministro, de encarecerem o assucar no mercado interno, conseguindo isto com o vendel-o abaixo do preço da usina aos estrangeiros. Lá, chama-se a isto provêr necessidades publicas; aqui, não sei que nome teria...