Página:Os Esquecidos no Processo de Independência.pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre

Lucia Maria Bastos Pereira das Neves Os esquecidos no processo da Independência: uma história a se fazer

Almanack, Guarulhos, n. 25, ef00220, 2020

http://doi.org/10.1590/2236-463325ef0022

conceito de independência (ou independências) naquela época. No fundo, dessa ótica, o que se constata é quanto o Império luso-brasileiro não ficou indiferente aos abalos que o Ocidente conheceu entre finais do século XVIII e inícios do século XIX. Ou seja, não ficou indiferente a essa Sattelzeit, quer dizer - para R. Koselleck e os demais autores do Dicionário de conceitos históricos fundamentais [1]- esse período-sela, que se situa na transição das sociedades tradicionais de antigo regime para o mundo moderno. Contudo, ao contrário do que algumas interpretações recentes têm procurado demonstrar, em paralelo a uma multiplicidade de linguagens novas - a do constitucionalismo antigo, a da economia política e a do direito natural -, permaneceram ativos e, muitas vezes, preponderantes, valores antigos, como essa surpreendente tentativa de enxergar, por meio das trovas do Bandarra, o Império do Brasil como a realização do V Império, e Pedro I como o rei encoberto. Afinal, até hoje boa parte dos habitantes do Brasil parecem continuar desprezando prognósticos para lidar com profecias...[2].

Bibliografia

ABREU, Capistrano de. Correspondencia de Capistrano de Abreu. Rio de Janeiro: Civilizacao Brasileira, 1977. V. 2.

ADELMAN, Jeremy. Sovereignty and revolution in the Iberian Atlantic. Princeton: Princeton University Press, 2006.

ALEXANDRE, Valentim. Os sentidos do Imperio: questao nacional e questao colonial na crise do Antigo Regime portugues. Porto: Afrontamento, 1993.

ALMEIDA, Raphael Rocha de. A trajetoria politica e as ideias de Jose Anastacio Falcao em meio a crise do imperio atlantico portugues (1808-1828). In: SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA, 30., 2019, Recife. Anais [...]. Sao Paulo: Anpuh, 2019. Disponivel em: https://bit.ly/3ehgVto. Acesso em: 18 jun. 2020.


36

Forum

  1. KOSELLECK, Reinhardt. Futuro passado: contribuição ... Op. cit., p. 97-118.
  2. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição... Op. cit., p. 31-39.