Página:Os Fidalgos da Casa Mourisca (I e II).pdf/265

Wikisource, a biblioteca livre

uma pessoa e... quando me contaram o que se passou em sua casa, com aquelles vadios de seus primos, e em que o menino...

— Oh! não fallemos n'isso, snr.ª Luiza, que não vale a pena.

— Se não vale!... Olhe que não fui eu só que chorei. E Bertha?

— Ah! sinto devéras ter sido motivo de um desgosto para Bertha — disse Jorge no tom de que habitualmente usava fallando d'ella.


Bertha não pôde responder.

— Desgosto? — acudiu Luiza — Ora essa! Antes ella deve agradecer-lhe; e querem vêr que ainda o não fizeste, Bertha?

A confusão de Bertha augmentou com esta arguição da mãe.

Jorge atalhou:

— Eu é que me esqueci de pedir a Bertha perdão por haver dado ensejo, com os meus actos, a que o seu nome andasse por bôcas de pessoas a todos os respeitos indignas de pronuncial-o. Coisas minhas; ando tão alheio ao tracto do mundo, que a cada passo caio n'estas imprudencias, e sacrifico os outros, sem o querer. Bertha tem razão para estranhar este caracter bravio; mas espero que me perdoará.

Bertha ia a responder, mas era tal a sua commoção, augmentada pelo modo por que Jorge dissera estas palavras, que sentiu não lhe ser possivel formular uma resposta; os olhos inundaram-se-lhe de lagrimas e o rosto trahiu-a.

Levantando-se agitada, sahiu da sala em silencio, como se precisasse de estar só para desafogar em lagrimas a oppressão que a angustiava.

Luiza viu-a sahir e ficou admirada. Olhou para Jorge com estranheza, olhou para a porta, como se não soubesse explicar a scena a que assistira.

— Estas raparigas teem uns modos! Já viram uma coisa assim?! — murmurou ella, passada a primeira surpreza. — Queira perdoar, snr. Jorge.