Página:Os Maias - Volume 2.pdf/505

Wikisource, a biblioteca livre
OS MAIAS
495

E n’uma luminosa e macia manhã de janeiro de 1887, os dois amigos emfim juntos almoçavam n’um salão do Hotel Braganza, com as duas janellas abertas para o rio.

Ega, já curado, radiante, n’uma excitação que não se calmava, alagando-se de café, entalava a cada instante o monoculo para admirar Carlos e a sua «immutabilidade».

— Nem uma branca, nem uma ruga, nem uma sombra de fadiga!... Tudo isso é Paris, menino!... Lisboa arraza. Olha para mim, olha para isto!

Com o dedo magro apontava os dois vincos fundos ao lado do nariz, na face chupada. E o que o aterrava sobretudo era a calva, uma calva que começára havia dois annos, alastrára, já reluzia no alto.

— Olha este horror! A sciencia para tudo acha um remedio, menos para a calva! Transformam-se as civilisações, a calva fica!... Já tem tons de bola de bilhar, não é verdade?... De que será?

— É a ociosidade, lembrou Carlos rindo.

— A ociosidade!... E tu, então?

De resto, que podia elle fazer n’este paiz?... Quando voltára de França, ultimamente, pensára em entrar na diplomacia. Para isso sempre tivera a blague: e agora que a mamã, coitada, lá estava no seu grande jazigo em Celorico, tinha a massa. Mas depois reflectira. Por fim, em que consistia a diplomacia portugueza? N’uma outra fórma da ociosidade, passada no estrangeiro, com o sentimento