Página:Os Vilhancicos.pdf/20

Wikisource, a biblioteca livre

16 : OS VILHANCICOS :

de 1706. Faleceu aos 21 anos tendo deixado provas da precocidade do seu talento na Música a 4 córos para uma Comédia representada no Paço em aplauso da Rainha D. Mariana de Austria e, o que aqui nos importa, em — Vilhancicos a 8, 4 e 3 vozes para o Convento de Odivelas.

CORREA — Henrique Carlos —, de Lisboa, onde nasceu a 10 de fevereiro de 1680. A sua perícia musical levou o Bispo de Coimbra D. Antonio de Sousa e Vasconcelos a chamá-lo para Mestre da sua Catedral, donde passou para Lisboa. É numerosa a bibliografia artística, que dêle cita Barbosa. Para nós basta-nos registar — Vilhancicos do Natal, festa dos Reis, Conceição, Sacramento, e outras festividades a 8. 6., 4., duo e solo.

COSTA — Fr. André da — de Lisboa, religioso da Ordem da SS. Trindade, em que entrou a 3 de agosto de 1650. Foi notável compositor e insigne arpista, sendo músico da Capela Real em tempo de D. Afonso VI e D. Pedro II. Faleceu a 6 de julho de 1685. Das suas composições, que ficaram inéditas, faziam parte — Vilhancicos da Conceição, Natal e Reis, a 4. 6. 8. e 12. vozes.

CRISTO — Fr. Luís de —, Carmelita calçado, cujo