Página:Os Vilhancicos.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre

: OS VILHANCICOS : 19

PEREIRA — Domingos Nunes — professor de música na Casa da Misericórdia de Lisboa, donde passou para a Catedral. Faleceu em 1729. Entre outras, deixou — Vários motetes e Vilhancicos, a 4. 6. e 8 vozes.

POUSÃOS — Fr. Manuel — alentejano, da vila do Landroal, eremita Augustiniano, tendo professado no Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa a 16 de Maio de 1617. Faleceu em 1683 tendo deixado vários Vilhancicos, que faziam parte da Real Biblioteca de Música de Lisboa.

REBELO — João Soares ou João Lourenço — de Caminha, mestre da Real Capela e Professor do Duque de Bragança, depois D. João IV, que o tinha em tam elevada estima que lhe dedicou a Defensa da musica moderna contra la errada opinion del obispo Cyrillo Franco, que saiu em Lisboa em 1649. Faleceu en 1661. Entre várias composições deixou — Vilhancicos a 4. 6. 8. e 12 vozes da Conceição, Natal e Reis.

REGO — Pedro Vaz — alentejano, de Campo Maior, foi mestre da Capela em Evora, onde faleceu em 1736. Deixou — Vilhancicos do Natal, Conceição, Epifania e a vários Santos, em que era sua tanto a música, como a poesia.