Página:Os descobrimentos portuguezes e os de Colombo.djvu/162

Wikisource, a biblioteca livre
156

Lembram-se os leitores de que o proprio Christovam Colombo, no seu Itinerario, quando diz os motivos porque mudou em certa altura o rumo da sua viagem, refere que o principal foi o exemplo dos Portuguezes, que, seguindo o vôo das aves, tinham descoberto as suas ilhas.

Mas temos mais, temos o documento authentico que mostra que foi effectivamente esse Diogo de Teive que descobriu a ilha das Flores. É a carta de doação da ilha das Flores a Fernão Telles, feita por D. Affonso V em Estremoz a 28 de janeiro de 1475, e onde diz:

«Outrosim nos praz e queremos que o dito Fernão Telles tenha e haja e assim seus successores as ilhas que chamam das Flores que pouco ha que achára Diogo de Teive e João de Teive seu filho, e elle dito Fernão Telles ora houve por um contracto que fez com o dito João de Teive, filho do dito Diogo de Teive que as ditas ilhas achou e tinha, e isto n’aquella forma com aquellas condições e maneira que as elle houve do dito João de Teive e que ficaram por morte do dito seu pai e no dito contracto é contheúdo.»[1] Mas os documentos não faltam para provar a actividade febril com que os Açorianos se arrojavam

  1. Publicado no Archivo dos Açores, tom. I, pag. 24.