Página:Os sambaquis de S. Paulo.pdf/18

Wikisource, a biblioteca livre

Explicação

O presente trabalho nada mais é que um ensaio para reunir o maior numero possivel de dados relativos á historia dos "sambaquis" da costa do Estado de São Paulo, e de tudo quanto com elles tem ligação intima.

O fim que visa é apenas o da utilidade a futuros investigadores que desses estudos fazem especialidade; porque, é forçoso confessar, existem fundados receios para acreditar-se num breve desapparecimento dos sambaquis que ainda perduram, visto não existir de muitos sinão a tradição.

Acoroçoou-nos neste emprehendimento directamente o nosso illustrado chefe Dr. O. A. Derby e indirectamente o professor Dr. C. F. Hartt, do qual foi aquelle discipulo predilecto.

Ao illustrado Dr. H. v. Ihering devemos a classificação das conchas e ao illustrado especialista Dr. J. B. de Lacerda uma extensa descripção de craneos que damos sob o annexo, n. II.

É tambem de justiça mencionar o nosso ajudante e companheiro Snr. G. Koenigswald, que visitou e levantou a planta da mór parte dos sambaquis que vão deseriptos.

Apresentamos, pois, sómente uma especie de collecção descriptiva, sem pretenções nem vaidades, contentando-nos com representar o papel da abelha, e por isso encarando o nosso trabalho como uma simples obrigação identica á de todos os homens que estudam, isto é, a de contribuir com os elementos de que dispõem para o desenvolvimento scientifico, sem esperarem recompensa alguma além da satisfacção de haverem comprido um dever, na medida de suas forças.