Página:Os sambaquis de S. Paulo.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre

Decorreram, entretanto, nove annos, e em 1884, em companhia do Coronel Joaquim Sertorio, pudemos realisar esta viagam visitando este e outros sambaquis, mas sem adiantar muito os nossos conhecimentos ácerca daquellas interessantes e mysteriosas formações.

O anno passado, porém, por iniciativa do nosso illustrado chefe Dr. O. A. Derby, recomeçámos os estudos destes vestigios de acção humana, tendo em mira reunir a maior copia de dados que contribuissem para esclarecer a origem e formação desses monumentos archeologicos e, si possivel fosse, derramar alguma luz sobre as mysteriosas trévas que ainda envolvem a prehistoria deste paiz, tão interessante e de tamanha importancia para a sciencia.


Generalidades e Historico

Encontram-se os sambaquis ao longo da costa do Brazil, alguns mesmo no rio Amazonas; mas, principalmente, no Estado de S. Paulo para o sul até a republica do Uruguay.

Parece haver decorrido muito tempo antes que alguem se importasse com estas ostreiras, porque pouco ou nada se encontra na litteratura da época immediatamente posterior á descoberta do Brazil e seu primeiro povoamento. Fernão Cardim é um dos poucos que os menciona em 1584; fá-lo, porém, de um modo passageiro, dizendo que os indios vinham "antigamente" á costa para comer ostras, e que as ostreiras já naquelle tempo estavam cobertas de mattas virgens.

Só mais tarde, quando os jesuitas começavam as construcções de suas igrejas e conventos, para o que precisavam de cal, é que as ostreiras foram visitadas e exploradas na falta de calcareo nas montanhas da costa, como o prova o trecho seguinte que encontramos nas "Informações e Fragmentos Historicos do Padre José de Anchieta, S. J. (1584—1586)" pagina 50, onde se lê: "e as