Página:Os sambaquis de S. Paulo.pdf/24

Wikisource, a biblioteca livre

ostras são em tanta quantidade que se acham ilhas cheias das cascas e faz cal para os edificios que é tão boa como a de pedra".

Mas nem então despertaram outro interesse sinão o de uma industria primitiva, e ninguem cogitou em dar-lhes importancia scientifica.

Assim continuaram os sambaquis ignorados dos scientificos, sendo em grande parte destruidos, especialmente em S. Paulo, cujo desenvolvimento desde logo começava a ser grande, e onde ainda hoje se servem destes depositos para o fabrico de cal, excepto nos logares inacessiveis, ou onde o difficil transporte não compensa o trabalho. Sua importancia scientifica certamente ainda seria ignorada, si a descoberta do valor archeologico dos celebres "Kjoekkenmoeddings" em 1845 na Dinamarca, e depois na Groenlandia e dos "Kitchemiddens" na America do Norte, não tivesse dado um impulso inesperado á sciencia archeologica e provado de um modo irrefutavel o valor historico destes "restos de cozinha" de povos desapparecidos.

Estes "Kjoekkenmoeddings" ou "Kitchenmiddens", isto é, restos de cozinha, não são outra cousa mais do que agglomerações de ostras e conchas de envolta com outros restos das refeições e com uma infinidade de objectos que provam claramente terem sido estes montes effectivamente formados pelos residuos das habitações e alli deixados pelos habitantes daquellas paragens.

Sem duvida (como ainda hoje acontece) muitos objectos de uso, tanto intactos como estragados, perderam-se ou foram lançados no lixo e ahi ficaram, quaes cylindros phonographicos de uma época prehistorica (permitta-se nos a comparação), fallando ao investigador uma linguagem primitiva, porém clara, de tribus inteiras desapparecidas sem historia nem feitos registrados, a não ser talvez em lendas populares envoltas hoje no vêo do mysticismo e das tradições.

Muito tempo antes eram taes "Kjoekkenmoeddings" conhecidos; mas tidos em conta de tumulos e como taes respeitados. Mais tarde é que a sciencia suspeitando a sua verdadeira origem, começou a exploral-os, reconhecendo logo que não se havia enga-