Página:Os symbolos nacionaes.pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre

II

As quatro phases históricas

 


A história da bandeira nacional é, por assim dizer, a história do Brasil. Quem conhece a história patria, sabe que o nosso paiz, na sua evolução política, desde o descobrimento, ha passado por diversas phases especiaes, que se reduzem a éstas: Brasil-colonia, Brasil-reino, Brasil-imperio e Brasil-república. E, durante essas quatro phases caracteristicas, que, assim, tambem constituem verdadeiras épocas synthetizadoras dos nossos annaes, vejamos as insígnias que o Brasil tem tido, através dos tempos, na perpetuação dêsse uso convencional dos povos cultos [1].

1ª phase (Brasil-colonia). — No periodo colonial, a bandeira que primitivamente se arvorou, no Brasil, foi a bandeira branca, em que se estampava a bellissima e suggestiva cruz vermelha, da mui famosa ordem portugueza de Christo [2]. Tal o symbolo glorioso que, antes de qualquer outro, Cabral hasteou em nossa terra, ao

  1. Neste trabalho, apenas apreciamos as bandeiras effectivas e officiaes que teem havido no Brasil, durante as diversas phases politicas normaes, e não nos referimos ás transitorias ou imaginadas que appareceram adventiciamente, como, por exemplo: as da Inconfidencia Mineira, da Confederação do Equador, da República Rio-Grandense, etc.
  2. A noticia sôbre a ordem de Christo vai publicada á parte, no appendice, nota A.