Página:Páginas Tímidas.pdf/170

Wikisource, a biblioteca livre
— 168 —

dos destas serranias; parece-me que, nesse mergulho da vista atravez dos raios inflammados, descubro a imagem doirada de sonhos, esplendente de recordações, do patrio cespede que tanto estremeço !

As aguas dos rios que aqui correm, não têm aquellas sussurrantes e alvissimas correntezas espumosas dos banhados e caudaes torrentes de minha terra !

E as cascatas reboantes de aljofarados e claros marulhos, que lá despenham de altas brenhas e agudos espigões — quando aqui as verei? Para lá somente creou a divina Força aquellas formosas collinas — altivas pela florente vegetação que as tapeta ; aquelles matisados vergeis e amenos campos perfumados ; aquelles jaspeos regatos e crystallinos mananciaes.

O' surprehendentes paysagens encantadoras de meu torrão, como retractadas vos conservo ainda a servirdes de doce consolo ás minhas saudades ?

E' por que, ácima das lentejoilas fascinantes da movimentada vida dos centros civilisados e populosos, onde deslumbramentos requintados pullulam, bastantes para nos embriagar os sentimentos bons e simples implantados no coração desde cresnças — paira o nobre influxo desse amor, que estimula