Página:Páginas Tímidas.pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre
— 28 —

E, ternamante, cheia de modulações saudosas, esmorece na garganta afinada do sertanejo a voz entristecida e abarytonada, que vem de cantar as coplas acima escriptas, emquanto de manso voga, aguas além, ao impulso vigoroso da corrente, a canôa atulhada de gente e cargas.

E quem ouve, á margem do S. Francisco, esta e outras canções singellas e encantadoras, soltas ruidosamente, daquelles robustos pulmões de remadores, e que se perdem ao longe, de envolta com os sopros perfumades dos silvedos ribeirinhos — jámais as poderá esquecer.

Com que dulcissimas tonalidades musicaes por lá se cantam essas modinhas, tão ternas e tão saudosas ao mésmo tempo, só o conseguirá dizer aquelle que já tenha convivido, demoradamente, com o valente e fiel povo do sertão.

Principalmente nas proximidades dos pontos limitrophes dos dous Estados, bem longe, quando a correnteza do S. Francisco, em espumarentas impetuosidades, banha de commum a terra das Minas e o solo de Paraguassú ; quando as fortissimas gavinhas dos cipoaes, brotados nas ribanceiras do rio, amarram e seguram, em natural amplexo de paz e estima, as franças dos arvoredos nascidos no ultimo pedaço de dominio mineiro, ás ramagens