Página:Páginas Tímidas.pdf/60

Wikisource, a biblioteca livre
;— 58 —

colada de macios e louros novellos, soífrer a immersão, consoante a ceremonia christã, nas lustraes aguas.

Terminou o acto do baptismo e o fresco e minusculo semblante risonho da formosa Naná diz á grande desfilada dos convidados que póde seguir para as vastas salas, de amplas mesas enfeitadas e vergando de custosas iguarias, de finissimas compótas, de rebrilhantes crystaes e delicadas taças, onde os laivos côr de rubim e ouro seduzem os sacrificadores dos dous sexos para o proximo evohé ! evohé ! em honra da festejada e infantil herdeira do sr. Conde.

Ao fim do terraço clareado pelos jorros faiscantes dos globos electricos, rompe a orchestra a classica saudação harmoniosa, cujas sonoridades vibrantes chamam á pugna disputada das quadrilhas e polkas, os convivas entretidos na comezaina valente do banquete...

Vae começar o baile. Chegam as ondinas, pisando, quaes altivas soberanas envolvidas em diaphana gaze, no macio lago dos ricos tapetes; approximam-se-lhes os cavalheiros aprestados à moderna justa da dansa, emquanto as fascinações de uma walsa allemã arrebatam a todos para o plano e luzidio campo da liça.