Página:Páginas Tímidas.pdf/96

Wikisource, a biblioteca livre
— 94 —

inclemente dureza de coração, revelada sempre na mulher que possúe rija insensibilidade de alma e carne para contrabalançar os carinhos avelludados, que lhe nadam no olhar humido e chispante.

Havia por força no seu tranquillo semblante fino e altivo, no seu constante e levissimo sorriso ironico, esboçado mansamente pelo franger imperceptivel dos beiços delicados, a revelação suprema de inaudita ferocidade no tracto e modos, para com aquelle que, ousado, a importunasse com descabidas supplicas e ardentes juras de amor e adoração.

Disso me capacitára quando, em seguida de lhe ter repetidas vezes tentado fazer comprehender o muito affecto que para ella brotára, expontaneo e fervido, em meu peito, a orgulhosa sultana me abatera e repellira com o mais insolito e humilhante desdem !

Se, audacioso, para seus olhos limpidos e serenos começava a fitar, repentinamente pelo cerebro se me escoava um filtro de pungente agitação, como se fora communicado pela influencia instantanea de fortissima hypnose, que me puzesse na vista medroso toscanejar.

Por completo germinára em mim o pensamento louco de ainda por affagos dominal-a, recorrendo