Página:Petição.pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre

Explicação da Maquina

A. Mostra o modo de Velame, que servirá para fazer cortar os ares, levando sua derrota áquela parte donde foi dirigida.

B. Mostra o modo que terá para se governar, pois sem um seguiria a sua vontade, e não a de seu Artifice Piloto.

C.C. Apontaõ o Corpo da Barca que com o engracado das conchas leva em cada vão hum cano, que interior m .te (confoltes para ijso feitos) suprirão a falta de ventos.

D. Denota o feitio de humas azas que não servirão mais que a de sustentarem para que não Caia á banda porque tomando o vendo e si de nenhuma maneira a derifará.

EE. Apontão as figuras esfericas, em que está o = Segredo = atractivo: são feitas de metal: servem de cobertura para se não corromper a pedra de cevas, que por dentro do pé que he ôcco atrahira continuamente a si à Barca, cujo corpo he de madeira forrado de chapas de ferro, e pela parte inferior forrado de estreitas taboas feitas de palha de centeio para a commodidade da gente, que levará até dez homem, com o seu inventor onze.

F. Mostra a coberta feita de arame amodo de rede, em cujos fios se tem enfiado muita somma de alambres A, que com muita actividade ajudão a sustentar a Barca que pela quentura do Sol fará força p.a attrahira si as estreitas.

G. Mostra a Agulha de Marias; porque sem ella se não podem guiar.

H. Mostra o Artifice que com Astrolábio ou Balertilha, compaço e carta de masear toma a altura do Sol para ver onde se acha.

II. Finalm.te mostrão as Roldanas para por ella se alargas