Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
10

volencia na côrte onde fossem acreditados, para serem mandados recolher.

Lembrariam, quanto á segunda, que o Cardeal Mazarin não fôra o unico a desconhecer semelhante regra. Finalmente, quanto a terceira, diriam, talvez, que em ponto sujeito a circumstancias tão variaveis, e a ser apreciado tão diversamente, não póde haver regra.

Sem anticipar o que opportunamente se dirá, cumpre todavia reflectir que as regras estabelecem-se pela pratica observada nos bons exemplos; e que outros em contrario não destroem a solidez de preceitos que serviram de norma de proceder á maior parte d’aquelles que tiveram bom exito nas suas emprezas. De resto, prœcepta dantur de mediis, non de finibus.

Salvas raras excepções, o talento e o estudo não bastam para formar um chefe de Missão que esteja á altura do seu cargo; é-lhe ainda necessario ter passado por certo tyrocinio. Qual seria o Governo que confiasse o seu exercito ou a sua armada a um General ou Almirante sem pratica especial da respectiva arma, e escolhido ad hoc dentre os cidadãos distinctos do paiz? Se n'aquelle as consequencias da inexperiencia são geralmente menos para temer do que n'estes ultimos, nem porisso deixam de se traduzir em complicações que muito convém evitar, e que as vezes podem ser de summa gravidade.

Dizemos, com raras excepções; porque de certo um verdadeiro genio não está no mesmo caso que o commum dos mortaes. Um dos seus caracteristicos é participar da essencia do fogo, que, em determinadas condições, alias variaveis, se atêa e sobe em labaredas por forma inesperada, sem evolução apparente. Como essas plantas tropicais que pelo seu rapido crescer, parece estarem fóra da lei da gradação, a que todavia obedecem, assim nos surpreende o genio na independencia que se nos afigura, das