Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre
11

condições ordinarias do progresso. Não foi d'outro modo que o Padre Antonio Vieira, ainda Seminarista, assombrou seu mestre e os seus condiscipulos, quando, tido até ali por de mediana intelligencia, se mostrou um dia gigante na argumentação.

É que n'esses privilegiados da natureza humana, a operação do desenvolvimento intellectual faz-se n’uma esphera superior (se até o proprio vocabulo genio nol-o esta lembrando!), entre a qual e a nossa, se faltam limites definidos, ha comtudo um abysmo que nos é vedado transpôr.

A homens d'este quilate, seria dispensavel um tyrocinio regular, fosse qual fosse o ministerio a que os impellisse uma provada vocação. Dar-se-hia pelo menos alguma cousa de semelhante ao que se conta do celebre negociador Cardeal d'Ossat, que, nascido de paes humildes e pobres, e entrando ao serviço de um joven fidalgo, começou com elle os estudos; mas com tal proveito, que de condiscipulo passou em breve a preceptor de seu amo. Ou qual outro Abélard que, offuscando pela propria superioridade, a fama d’aquelle mesmo de quem recebia as lições, teve de supportar a malevolencia de um Guilherme de Champeaux; emquanto que o seu successor, de animo mais sincero, se convertia em discipulo do joven impugnador do realismo escolastico.

Os athletas da intelligencia são devéras tão raros que, em logar de inveja, deveriam merecer a estima dos seus conterraneos, e acharem franco accesso aos cargos cujo desempenho, pela sua capacidade excepcional, fizessem redundar em proveito e gloria da patria. Mas isso é ainda mais raro do que a propria raridade d’esses espiritos superiores; ao passo que o que se impõe como gigante, estribado nos hombros dos correligionarios politicos, não passa muitas vezes de insigníficante pigmeo, ou de modestissimo talento.

Não é só n’estes reinos que (como observa o Conde da