Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/125

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
125

N.° 15
Officio do Visconde da Carreira, em missão especial em Roma, remettendo um Breve, e fazendo diversas ponderações ácerca da questão dos Bispos.

Ill.mo e Ex.mo Sr. N.° 18

4.° Tenho a honra de remetter a V. Ex.ª, acompanhado da competente copia, o Breve epistolar que o Santo Padre dirige a Sua Magestade a Rainha, em resposta a Credencial que lhe entreguei. Este Breve veiu-me remettido oom uma Nota official do Cardeal Secretario d'Estado, a que respondi como me cumpria, não mandando a V. Ex.ª copias d'estas peças por não serem de importancia.

2.° Permitta-me V. Ex.ª de lhe reiterar a indicação constante do § 3.° do meu Officio n.° 14. Com effeito cada vez me persuado mais da necessidade e utilidade, para facilitar a prompta e boa decisão dos negocios que restam a tratar com a Santa Sé, do immediato restabelecimento em suas dioceses, dos Bispos admittidos por sua Magestade ao exercicio de suas funcções.

3.° Convirá tambem para o mesmo fim insinuar aos ditos Bispos que hajam elles de participar da sua parte ao Governo Pontificio a effectiva restituição a suas funcções logo que esta se verifique.

4.° Com o mesmo intuito será mui proveitoso que os Vigarios Capitulares ou os Governadores dos bispados se abstenham de conferir as dispensas matrimoniaes, o que alias sera uma especie de reciprocidade da providencia já. tornada pelo GoVerno Poutiiicio, de suspender a expedição clandestina de Breves e dispensas, que se fez sempre para esse reino depois da interrupção das communicações regulares com a Santa Sé.

Beijo com o devido acatamento as augustas mãos de Suas Magestades.

Deus Guarde a V. Ex.ª Roma, em 28 de Maio de 1841. Ill.mo e Ex.mo Sr. Rodrigo da Fonseca Magalhães.

Visconde da Carreira[1].

  1. Sr. Biker, Suppl. T. XXX P. II p. 162.