Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/139

Wikisource, a biblioteca livre
139

de Cayenna, que por muitos titulos e razões talvez bem desejasse conservar.

Taes são os titulos que Portugal poderia allegar a seu favor; e os abaixo assignados se lisongeiam de que os augustos Soberanos, agora juntos em Paris, avaliarão bem toda a sua força, e sentirão quão duro seria excluir Portugal de alguma parte das contribuições exigidas da França. Além d’isto, as vantagens que poderiam ter as outras Potencias com a sua exclusão, seriam bem insignificantes; porque, admittindo-se a esta participação unicamente as Potencias que formalmente accederam ao Tratado de 25 de Março e que têem tropas em França, só Portugal e Dinamarca ficariam excluidas.

Os abaixo assignados aproveitam esta occasião para renovarem a Suas Altezas e Excellencias a segurança da sua alta consideração.

Conde de Palmella.

D. Joaquim Lobo da Silveira.

Paris, 23 de Setembro de 1815[1].



N.° 21


Nota do Marquez de Palmella a Lord Dudley, remettendo as copias de duas Cartas dirigidas ao Rei de Inglaterra, das quaes uma era a sua Credencial; e pedindo uma audiencia do El-Rei para entregar os originaes. (Traducção particular).

ſ

O abaixo assignado, Embaixador Extraordinario e Plenipotenciario

de Sua Magestade Fidelissima, tem a honra de remettcr a Sua Excellencia Lord Dudley, Principal Secretario d'Estado de Sua Magestade Britannica na Repartição dos Negocios Estrangeiros, as copias

  1. Sr. Biker, Suppl., etc., Tom. XVI pag. 393. — Veja-se o modelo N.° 7.