Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/164

Wikisource, a biblioteca livre
164

N.° 28
Nota do Conselheiro José de Vasconcellos e Sousa, Ministro de Portugal no Rio de Janeiro, ao Ministro dos Negocios Estrangeiros do Brasil, instando por uma resposta á offerta de mediação.

Legação de Sua Magestade Fidelissima.

Rio de Janeiro, em 7 de Outubro de 1863.

O abaixo assignado, Enviado Extraordinario e Ministro Plenipotenciarío de Sua Magestade El-Rei de Portugal, teve já a honra de communicar verbalmente ao Ill.mo e Ex.mo Sr. Marquez d'Abrantes, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios Estrangeiros de Sua Magestade o Imperador do Brasil, a necessidade em que se achava, em virtude de ordens terminantes, recebidas do seu Governo pelo ultimo paquete, de procurar obter de S. Ex.ª uma declaração clara e expressa sobre a acceitação ou recusa, por parte do Governo Imperial, da mediação offerecida pelo Governo de Sua Magestade Fídelissima — communicada em devido tempo a S. Ex.ª o Sr. Marquez d'Abrantes, em conferencia, por intermedio do abaixo assignado — no sentido de concorrer para o restabelecimento das boas relações entre o Governo de Sua Magestade o Imperador e o de Sua Magestade Britannica.

O abaixo assignado pede ora licença para recapitular succintamente o que na alludida occasião expoz a S. Ex.ª

Nos primeiros dias do mez de Agosto passado, o abaixo assignado deu conhecimento ao Ex.mo Sr. Marquez d'Abrantes das ordens superiores, que havia recebido para offerecer ao Governo de Sua Magestade Imperial a cooperação do Governo Fidelissimo para o restabelecimento das boas relações entre o Brazil e a Gran-Bretanha. Mostrando-se S. Ex.ª o Sr. Marquez d'Abrantes muito reconhecido áquella prova espontanea dos bons desejos do Governo de Sua Magestade Fidelissima, não tomou todavia uma deliberação definitiva, deixando entender, que o momento opportuno não era ainda chegado,