Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/169

Wikisource, a biblioteca livre
169

mas não será talvez fóra de proposito renovar uma observação, que já verbalmente tive a honra de submetter a V. Ex.ª que, sendo o vinho o mais valioso producto de Portugal, o Governo de Sua Magestade Fidelissima será generoso nas suas concessões, se o Governo de Sua Magestade Britannica se prestar a reduzir o direito sobre vinhos, e sobretudo substituir a escala alcoolica, como base d'esse direito, por outra mais justa, e, permitta-me V. Ex.ª que o diga, mais conforme aos verdadeiros principios economicos e interesses do commercio dos dois paizes.

O que acabo de ter a honra de expor a V. Ex.ª parece-me sufficiente para o Governo de Sua Magestade Britannica poder resolver se acceita ou não a proposta de negociação para a revisão do Tratado de Commercio de 1842 e sua substituição por um outro. Se porém V. Ex.ª, antes de tomar a sua resolução, carecer de alguns esclarecimentos, eu me apressarei a ter a honra de lh'os transmittir por escripto ou verbalmente, como V. Ex.ª m'o determinar.

Tenho a honra de ser com a mais alta consideração,

De V. Ex.ª

multo attento venerador e creado

Conde de Lavradio.

A Sua Excellencia Lord Stanley[1] &.ª &.ª &.ª

  1. Livro Branco de 1872, Tom. III, p. 18. Sobre este assumpto, vejam-se ainda as Cartas do mesmo Conde a pp. 120 e 125 do dito Livro Branco, e o nosso modelo N.º 10.