Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/18

Wikisource, a biblioteca livre
18

culpa sua não dava boa conta da missão, talvez houvesse menos candidatos aos cargos de Enviado.

Em regra, não vão buscar os seus representantes fora do quadro, as grandes Potencias como Inglaterra, Allemanha, e a Austria ; nem as de ordem secundaria como Hollanda, Belgica, Dinamarca, e a Suecia.

Se hoje, em que as grandes dominações, á semelhança das da antiguidade, não parecem felizmente poder tomar pé; se hoje, em que a preponderancia exclusiva se não verifica em nenhuma das Potencias de primeira ordem, estas, por se acharem frente a frente com outras de egual pujança, reconhecem a conveniencia, senão a necessidade de formar e manter um quadro de pessoas exclusivamente habilitadas para o serviço diplomatico - e que, além d’isso, têem à sua disposição as taes «baterias de cem peças», — com quanta maior insistencia não deveria ser seguido esse louvavel exemplo pelos Governos a quem falta tão vigoroso apoio ao seu direito; a quem é vedado aquelle ultimo argumento!

Lord Palmerston formulou a maxima: The right man in the right place; o que se pede traduzir em vulgar pelas palavras de uma rainha de Portugal: «Tão bem parece o ladrão na forca, como o sacerdote no altar»[1].

  1. Ha bastantes annos que parte da imprensa dos Estados Unidos, e outras vozes auctorisadas tem advogado a conveniencia de se estabelecer um quadro com pessoal fixo, ou seja uma carreira para o serviço diplomatico da Republica. As innovações são porém difficeis de adoptar, e levam seu tempo. Aliás as Legações são premios que geralmente se dão aos dilectos e afilhados, depois de cada eleição presidencial; e apesar dos reconhecidos inconvenientes d'este systema, é provavel que a desejada reforma ainda se faça esperar.