Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/183

Wikisource, a biblioteca livre
183

ridos desde o desembarque, os progressos feitos não são sufficientes para assegurar o bom exito da expedição.

A primeira e principal causa d’esta incerteza é relativamente a considerações militares, a grande disproporção da força que tira ao Duque de Bragança a possibilidade da dividir o seu pequeno exercito para deixar uma guarnição no Porto e marchar sobre Lisboa, em quanto a necessidade de assegurar os seus recursos e as suas communicações marítimas exige que se conserve no Porto como base de operações. Em segundo logar a falta absoluta de cavallaria. para marchar nas planícies, e sobretudo para perseguir o inimigo e tirar partido da sua derrota.

D’esta disparidade de forças resulta ainda que o inimigo póde occupar militarmente todo o territorio proximo do exercito do Duque de Bragança, e impedir por consequencia os movimentos espontaneos que poderiam ter logar em diversos pontos, impedindo finalmente assim todas as communicações entre o exercito e os habitantes do interior.

A maneira com que foi recebido o exercito no Porto, e todas as informações vindas de Lisboa, não permittem duvidar sobre as disposições das classes illustradas da nação em favor da causa da Rainha, e ainda menos de que a maioria das classes baixas abraçaria com enthusiasmo essa causa, sc tivesse os meios de comparar e escolher entre a tyrannica brutalidade que as opprime, e o governo que lhes promette o Duque de Bragança.

Todavia o terror impede por ora o momento de se pronunciarem as pessoas conspicuas; esperavam estas o desembarque de vinte mil homens, e vendo o pequeno numero de tropas, e acostumados a tremer ha quatro annos a vista das forças e das masmorras, receiam pela maior parte comprometter-se, esperam o exito dos primeiros movimentos militares, e reservam-se para se declararem quando já se não necessite d’elles.

Quanto ao povo, postoque em parte fanatisado pelos padres, dicta-lhes o bom senso, aos que estão em contacto com as tropas da Rainha, quaes são os seus verdadeiros interesses, elle não pode deixar de comparar a humanidade benevola do Duque dc Bragança com a atrocidade do governo do Irmão; reconhece a immensa vantagem que lhe resultará de muitas das leis já promulgadas, sobre tudo das que aholiram os impostos onerosos e o monopolio da companhia do Douro; mas, é mister repetil-o, uma diminuta parte dos habitantes esta por ora em contacto com o exercito libertador, e o resto comprimido pela presença das tropas do Infante, sujeito às auctoridades