Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/187

Wikisource, a biblioteca livre
187

Inglez, não se pôde encontrar senão alguns destroços do navio naufragada, algumas caixas e barricas vazias, e por fim, o que é mais para lastimar-se, os cadaveres de alguns dos infelizes naufragos.

Tendo entretanto a Consul Inglez julgado que não só o carregamento da navio havia sida roubada depois do naufragio, mas tambem que as desgraçadas, cujos cadaveres haviam apparecida, tinham morrido victimas, não do naufragio, mas de um crime, n'este sentido officiou ao seu Governo.

O Governo Britannico partilhou a convicção da seu Agente; e o do Brasil parece ter empregado por sua parte todos os meios legaes, quer para verificar a existencia da crime, quer para se apoderar das criminosas, se as houvesse.

Mas, como as buscas feitas de ordem do Governo Brasileiro não produzissem a resultado que a Governo Britannico esperava, julgou este dever reclamar d'aquelle uma certa quantia, sufficiente para compensar as prejuizos resultantes do roubo supposto e para soccorrer as familias das individuos que acreditava terem sido assassinados. Mas o Governo do Brasil, não querendo considerar a sua responsabilidade empenhada em factos que, quando mesmo fosse provada a sua existencia, não teria elle podido prevenir, recusou reconhecer a justiça das reclamações apresentadas pelo Governo Inglez.

Um outro incidente imprevisto veio depois complicar a situação, já pouco agradavel, em que as dois Governos se achavam em consequencia do desgraçado naufragio do «Prince of Wales.»

Em 17 de junho de 1862 tres Officiaes, pertencentes à fragata Ingleza «Forte» que se achava na porta do Rio de Janeiro, accusados de haverem perturbado a tranquillidade publica, foram presos. Esta prisão foi considerada pelas agentes Britannicos residentes no Rio de Janeiro como uma offensa feita á bandeira Britannica, e pediu-se uma satisfação.

O Governo Brasileiro, entretanto, convencido de que, na prisão das tres Officiaes, se tinha procedido de accordo com as regulamentos de policia, e que não tinha havida offensa, recusou conceder a reparação pedida.

O Governo Britannico, julgando-se offendido por estas duas recusas, e não tendo esperança de obter reparação pelos meios ordinarios, resolveu recorrer a represalias.

De feito, o porto do Rio de Janeiro foi bloqueado por navios de guerra Inglezes, e cinco navios mercantes Brasileiros foram capturados e conduzidos para a bahia das Palmas, algumas milhas distante do Rio de Janeiro.