Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/196

Wikisource, a biblioteca livre
196

N.º 41
Circular do mesmo ao Corpo Diplomatico residente em Londres, ácerca da suspensão voluntaria das suas funcções diplomaticas como mandatario do Governo de Lisboa. (Traducção particular).

Londres, 26 de Maio de 1828.

O abaixo assignado, Embaixador Extraordinario e Plenipotenciario de Sua Magestade Fidelissima, tem a honra de remetter a Sua Excellencia o Sr. Principe de Polignac o documento aqui junto que julga do seu dever communicar-lhe.

O abaixo assignado, não podendo já reconhecer as tentativas que se praticam abertamente em Portugal contra os direitos legitimos de Sua Magestade Dom Pedro IV e dos seus Successores, conforme a Carta outorgada por este Monarcha à Nação Portugueza, teve necessariamente de recorrer ao Soberano que tem a honra de representar, por não poder cumprir outras ordens senão as suas, em uma vircumstancia tão extraordinaría como deploravel.

O abaixo assignado está persuadido que não faz senão seguir restrictamente a linha de conducta que lhe é imposta pelo dever, e ousa esperar que Sua Excellencia o Sr. Principe de Polignac será do mesmo modo de ver.

O abaixo assignado renova a Sua Excellencia a segurança da sua alta consideração.

Marquez de Palmella.

A Sua Excellencia o Sr. Principe de Polignac.
&.ª &.ª &.ª


N. B. Iguaes: Ao Principe de Esterhazy, Austria. — Ao Principe