Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/198

Wikisource, a biblioteca livre
198

MODELO


N.º 42
Instrucções do Marquez de Palmella, Embaixador em Londres, ao Secretario da Embaixada, José Balbino de Barbosa Araujo, por occasião de o mandar em commissão a França, com referencia a refugiados Portugueses arribados em Brest.

Londres, 20 de Fevereiro de 1829.

O objecto da expedição de V. S.ª a França é o evitar mais demoras e despesas pelo que toca aos refugiados Portuguezes que entraram arribados em Brest, para onde deverá proceder immediatamente que obtenha em Paris os esclarecimentos necessarios sobre as disposições do Governo Francez.

Por consequencia vai d'aqui direito a Paris, e por meio do Sr. Nuno Barbosa de Figueiredo fará chegar ás mãos do Ministro da Marinha de Sua Magestade Christianissima a carta de officio, que em data de hoje lhe enderecei.

O mesmo Sr. Nuno Barbosa deverá solicitar de Mr. Hyde de Neuville como do Ministro dos Negocios Estrangeiros de Sua Magestade Christianissima o consenso d'aquelle Monarcha, para que os emigrados Portuguezes possam com a maior brevidade tornar-se a pôr a caminho para a ilha Terceira, verificando o projecto que com tanta barbaridade, e em offensa do direito das gentes nos não foi permittido da primeira vez effectuar. Os cruzadores Britannicos já abandonaram aquellas paragens, mas devemos contar com certeza que se achará supprido o seu logar por vasos de guerra do partido rebelde; e como não seja compativel nem com os desejos de Sua Magestade Fidelissima, nem com a dignidade e generosidade de Sua Magestade o Rei de França expor estes desgraçados, que a sorte collocou debaixo da