Página:Quincas Borba.pdf/47

Wikisource, a biblioteca livre

Ideou as batatas em suas varias fórmas, classificou-as pelo sabor, pelo aspecto, pelo poder nutritivo, fartou-se antemão do banquete da vida. Era tempo de acabar com as raizes pobres e seccas, que apenas enganavam o estomago, triste comida de longos annos; agora o farto, o solido, o perpetuo, comer até morrer, e morrer em colchas de seda, que é melhor que trapos. E voltava á affirmação de ser duro o implaoavel, e á formula da allegoria. Chegou a compor de cabeça um sinete para seu uso, com este lemma: Ao vencedor as batatas.

Esqueceu o projecto do sinete; mas a formula viveu no espirito de Rubião, por alguns dias: — Ao vencedor as batatas! Não a comprehenderia antes do testamento; ao contrario, vimos que a achou obscura e sem explicação. Tão certo é que a paizagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão.


CAPITULO XIX


Não esqueça dizer que Rubião tomou a si mandar dizer uma missa por alma do finado, embora soubesse ou presentisse que elle não era catholico.