Página:Revista do Brasil, 1917, anno II, v V, n 17.pdf/485

Wikisource, a biblioteca livre
CAVALLERIA RUSTICANA

433

— Parabens pela argucia. Foi justamente a historia do Dowse o ponto inicial do meu drama. Tal desejo incubou-se-me cá dentro e ficou a espera d'occasião para grelar.

Certo d1a ful cspalrecer pelo cáes, e lá estava, de mãos ás costas, a seguir o vôo dos joão-grandes, e a notar a gamma dos verdes luzentes que a sombra dos barcos atraçados ondeia, na agua represada dos portos, quando ablcou um lancha e vi saltar em terra um homem de felções duras e pelle encorreada. Ao passar ao pé d'um magote de catraelros um delles chasqueou em tom amolecado:

— "Gerebita, como vae a Maria Rita?

O desembarcadiço rosnou um palavrão de grosso calibre e seguiu caminho de sobrecenho carregado. Interessou-me aquelle typo.

— "Quem é? Indaguei.

— "Pols quem ha de ser senão o pharoleiro dos Albatrozes? Não vê a lancha?

De facto, a lancha era do pharol. A velha ideia deu-me uma cotovelada; é hora! Fui-lhe no encalço.

— "Sr. Gerebita..."

O homem entreparou, como admirado de ouvir-se nomear por bocca desconhecida. Emparelhei-me com elle e emquanto andavamos ful-lhe expondo os meus projectos.

— "Não pode ser, respondeu, o regulamento prohibe sapos na torre; só com ordem superior.

Ora, eu tenho corrido mundo, sei que marosca é essa de ordens superiores. Mettl a mão no bolso e cochichei-lhe o argumento decisivo. O pharoleiro reluctou uns instantes, mas corrompeu-se mais depressa do que eu suppuz, e, guardando o dinheiro, disse:

— "Procure o Dunga, patrão da "Galvotla Branca", terceiro armazem. Dlga-lhe que já falou commlgo. De quinta-felra em diante. E bico, heln?

Prometti-lhe um bico caladissímo e tornei ao cáes em cata do Dunga, Ilhéo palavroso a quem expuz o negocio. Que sim, disse, que já flzera isso certa vez a "outro maluco", e sabla prender a lingua. para não atanazar a vida aos amigos.

E como me informasse do pharoleiro:

— "E' Gerebita d'appellido ganho no Puru's onde serviu como grumete. Ao depols se metteu na lanterna, p'r'amor d'amores, o alarve, como se faltassem ellas por ahi, e bem catitas.

Mulheres! A mlm é que não me empecem, as songuinhas. O demo as tolha, que eu...

E foi pelas mulheres além, a dar rijo, com razões nem melhores nem peiores que as de um Shopenhauer d'alto bordo.

No dla aprazado, antemanhã a "Galvota" largava com rumo ao pharol. Saltei n'um atracadouro tosco, de difileil abordagem. Encon-