Página:Revista do Brasil, 1917, anno II, v V, n 17.pdf/491

Wikisource, a biblioteca livre
CAVALLERIA RUSTICANA

439

Não te conto os pormenores do epilogo. Cavel luz e o que vi não te conto. Não te descrevo o hediondo aspecto de Cabrea com a carotida entraçalhada a dentes, cahido n'um lago de sangue. Nem te digo o estado de Gerebita, com a cara e o peito vermelhos, e mão sangrenta com um dedo decepado, e estatelado no chão sem sentidos. Nem te conto os meus transes diante daquelles corpos martyrisados, áquella hora da noite, daquella horrivel nolte, negra como esta e sacudida por um vento do inferno.


Na manhã seguinte Gerebita pousou a mão no meu hombro. e disse:

— "O mar não leva daqui os corpos á praia. O mundo não precisa saber de que morreu Cabrea, Cahlu n'agua, morte de marinheiro. E o moço é testemunha de que matei para não morrer. Fol defesa. Agora vae jurar-me que isto ficará para sempre entre nós.

Jurei-o lealmente, apertando-lhe de leve a mão mutilada. E elle, n'um accesso de infinito desalento, quedou-se immovel, a olhar para o chão, murmurando insistentemente:

— "Eu bem avisei. Não me acreditaram. Agora, está ahi, está ahi, está ahi...


Nesse mesmo dla voltou a buscar-me o Dunga, conformeo combinado. Logo que a "Gaivota" largou, narrei-lhea mortedo pharoleiro, romanceando-a: Cabrea, louco,adespenhar-sepela torre abaixo e a sumir-se para sempre no selo das aguas.

O Dunga, assombrado, susteve no ar os remos.

— "Pois morreu? e louco?

— "Está claro!

— "Claro lhe parece, que a mim...

— "Conhecia-o?

— "Não conhecia outra coisa. Des'que furtou a Marla Rita....

— "Que Maria Rita?

— "Pois a Maria Rita, mulher de Gerebita, então não sabe? que elle seduziu, hom'essa.

Abri a minha maior bocca e arregalei o que pude os olhos.

— "Como sabe disso?

— "E' boa. Sei porque sel, como sei que aquella gaivota que all vae é uma, e que este mar e mar. A Maria Rlta era uma morena de truz perigosa como o demo.

O tolo do Gerebita derrcou-se d'amores pela bisca, e casou. E vae ella, a songulnha, mal o homem sahia no Puru's mettia em casa ao Cabrea. E nesse jogo viveram até que um dla se foram juntos para outra terra. O pobre do Gerebita se não acabou de paixão é que é teso. Mas entrou para o pharol, que é tambem um modo