Página:Revista do Museu Paulista - v. I (1895).djvu/171

Wikisource, a biblioteca livre
— 167 —

evidente segmentado. existem apenas sete pares de extermidades, sendo dous pares de antennas, um par de mandibulas, dous pares de maxillas e dous pares de patas.

Quem acha estes pequenos crustaceos julga elles conchas. Só mettendo elles n'agua e vendo nadando o bichinho mediante de suas pernas, reconhece-se logo a natureza das pretendidas conchas e que ellas nada tem de ver com os Molluscos.

Tambem estes crustaceos tenho colleccionado no Rio Grande do Sul [1], não me contando porém que forão examinados pelos sabios, aos quaes tenho mandado. Nada consta neste sentido a respeito de S. Paulo... Quanto á fazer — como ainda estamos atrazados!

Os Phyllopodes tem o corpo bem dividido em anneis e coberto de um escudo ou de uma concha dupla. São um pouco maiores, existindo especies de um cm., ou mais, e havendo um genero (Apus), cujas maiores especies medem 6—7 cm. Quanto a organisação é a cabeça, que em geral não é coberta pela concha, munida de dous pares de antennas, de um par de mandibulas destituidas de palpos, e de dous pares de maxillas. E' variavel o numero de pares de patas (4—10), que são foliaceas de dous ramos, dos quaes um, munido de guelras, serve á respiração. Os machos, quasi sempre menos


  1. Fr. Mueller encontrou em Santa catharina varias especies de Cypris e um genero novo Elpidium, que vive na agua que se conserve entre as folhas das Bromeliaceas e que pertence a familia das Cytheridas. veja Archivos do Museu nacional. Rio de Janeiro. Vol. IV, pag. 27—35 e Est. II. (w:Elpidium bromeliarum|Elpidium bromeliarum]] Fr. Muell.). 3—4 especies de Cypris em Rio Grande do Sul e em S. Paulo. Na Republica Argentina vivem como sabemos por Wiercejski (l. c.) Iliocypris gibba Ramd., Cypria ophthalmica Iur., Cypridopsis vidua O. F. Muell., Cypris reptans Baird, Cypris limbata Wierc., Eucypris incongruens Ramd. e Eucypris similis Wierc., sendo deste modo das 7 especies encontradas 5 identicas com especies europeas.