Página:Revista do Museu Paulista - v. I (1895).djvu/174

Wikisource, a biblioteca livre
— 170 —

Ajunto aqui a lista das especies viventes na Republica Argentina, conforme a publicação de A. Wiercejski, todas encontradas tambem na Europa.

Daphnia pulex de Geer.
Daphnia galeata var. microcephala Sars
Ceriodaphnia pulchella G. O. Sars.
Ceriodaphnia asperata Moniez.
Simocephalus exspinosus Koch.
Moina brachiata Iur. var. n.
Bosmina cornuta Iurine.
Macrothrix laticornis Iurine.
Alona acanthocercoides Fisch.
Alona intermedia Sars.
Alona costata Sars.
Pleuroxus nanus Baird.

Sobre a distribuição geographica dos Entomostraceos d'agua doce e especialmente dos Cladaceros veja-se o meu trabalho seguinte: H. von Ihering. Die geographische Verbreitung der entomostraken Krebse des Süsswassers. Naturwissenschaftl. Wochenschrifth von H. Potonié Bd. VI. 1891 Berlin No. 40 e 41.

Os Branchiopodes, a segunda subordem dos Phyllopodes, representam um grupo dos mais interessantes entre os Crustaceos. representantes de Brachiopodes já conhecemos dos tempos mais remotos, existindo numerosas especies de Estheria nas camadas da formação devoniana e representantes do Genero Apus na formação triassica.

Conforme esta antiguidade do grupo temos nelle de notar grande variação de typos. Assim existem formas cobertas de um escudo dorsal, os Apodidos, outras sem concha (Branchiopodidae) e outras com concha dupla, i. e. de duas valvas (Limnadiadae). Bastante variavel é tambem o numero dos pares de patas, sendo de 10—28 nos Limnadiados e elevado se a 63 no genero Apus.

O numero dos anneis do corpo é de 17 em Limnetis e de 69 em Apus. Existem dous pares de antennas, um