Página:Revista do Museu Paulista - v. I (1895).djvu/175

Wikisource, a biblioteca livre
— 171 —

par de mandibulas, dous pares de maxillas e nos Apodidos mais um par de patas-maxillas. As patas são chatas e largas, foliaceas, divididas em lobos internos e externos, formando estes ultimos as guelras ou branchias. A região thoracica não é bem distinguida da região abdominal, e tão pouco são differentes as patas destas regiões. Os olhos são as vezes reunidos em um orgão, em outras especies separados, sendo ou sesseis, i. e. no nivel da cabeça, ou elevados sobre pedunculos. A cauda (telson) é larga, munida de espinhos e de dous appendices.

Os filhotes deixam o ovo em forma de larva chamada nauplius, que é munida de 3 pares de patas bifidas, que correspondem ás antennas e mandibulas do crustaceo adulto.

Este modo de desenvolvimento, o elevado e variavel numeros dos segmentos e a antiguidade geologica são os caracteres que motivam o interessa especial que se liga a este grupo, um dos mais inferiores e primitivos entre os crustaceos.

Sobre este grupo de crustaceos temos uma esplendida monographia, a de A. S. Packard jun. A monograph of north american Phyllopod Crustacea. U. S. Geolog. and Geograph. Survey XII. Report. Washington 1883, p. 295—592 Pl. 1—39.

Distiguem-se as tres familias seguintes:



1.º Familia Limnadiadae.

Corpo e cabeça incluidos n'uma concha dupla: parte anterior da cabeça prolongada como « rostrum »; olhos sesseis, i. e. sem pedunculo, pequenos, contiguos ou reunidos. A primeira antenna fina e pequena, a segunda forte, terminanda por dous ramos (flagella) de 9—20 juntos cada um; 10—27 pares de patas natatorias, compostas de 6 lobos interiores (endites) e 2 lobos exteriores (exites),