Página:Revista literária tomo 1 ano 1.djvu/14

Wikisource, a biblioteca livre
(6)

Ou não terei com que compensar a perda da paz, e abndôno da innocencia? Ganharia o espirito a custa do coração? Não sei responder; mas é certo que a minha alma reflue com saudosa complacencia a estes tempos passados.

Após reminiscencias dos mais tenros annos, que rapidamente me atravessão a immginação, corno um brilhante meteoro, o presente se apossa todo de mim. Encerra esta grande fabrica um tão fino talisman, que eu, como homem, como Portuguez, e sobre tudo como Portuense, me sinto penetrado de tão profundo respeito, tão cheio de pura e suavissima gratidão, tão pungido e repassado de dolorosa saudade, e sobre isto tão corrido de pejo, e fremente de indignação, que minha alma, levada de vencida com tão violentos embates, quasi que abandona o corpo, e cáio de joelhos diante do Coração do Grande Pedro.

O Duque de Bragança tinha levado a cabo a mais ardua e a mais generosa empreza que nunca Principe algum commettêra. O espìrito tinha-se antecipado metade d’uma vida humana ordinaria; e quando o Homem contava apenas trinta e cinco annos, a existencia completa d'um heroe estava percorrida; — já elle podia exclamar como Cezar: Satis naturæ, vel gloriæ vixi. Tal é a sorte do genio sublime, ou seja que a Providencia revoca ao seu seio aquelles que tem destinado para obrarem algum grande feito, depois da sua consumação; ou seja que o espirito do homem de genio, consumindo e corroendo com sua extraordinaria energia o terreno vaso que o contém, abrevia a vida do corpo mortal que animava. Era pois a existencia do genio, do genio sublime esta curta duração da trinta e cinco annos!

O frio bafejo da morte já fazia tremular o quasi extincto lume da existencia, e então acode ao Grande Homem um pensamento sublime , digno epilogo de sua brilhante carreira. — Chamae-me um soldado de Mindelo — Aproxima-se o consternado veterano do leito da morte , e ao ser cingido polos já desfallecidos braços de seu idolatrado General, as faces, que cem vezes encarárão a morte com mais que indifferenca, forão sulcadas por mal-refreadas lagrimas. — Transmitte aos teus camaradas este abraço em signal da justa