Ir para o conteúdo

Página:Sebastião Rodolfo Dalgado - Influência do Vocabulário Português em Línguas Asiáticas (1913).pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
PREFÁCIO
 

 

A alta conveniência e a grande importância de se coligirem num corpo os numerosos vocábulos portugueses, muitos dêles de uso quotidiano, adoptados pela maior parte das línguas cultas, e algumas incultas, da Asia meridional, foram mais duma vez reconhecidas e muito inculcadas por autoridades de indiscutível competência.

Há uns vinte anos, um diário de Bombaim, de vasta circulação, The Times of India, encarecia o valor de semelhante trabalho com relação à Índia, e apontava o finado Dr. Gérson da Cunha como pessoa apta para tratar do assunto.

Posteriormente, o Dr. Hugo Schuchardt, romanista de reputação universal, que tantos opúsculos valiosos tem publicado sôbre os crioulos portugueses da Ásia e da África e sôbre a difusão da nossa língua no Oriente, insistia na utilidade e na urgência de se elaborar um glossário das palavras portuguesas introduzidas nos idiomas asiáticos.

O Dr. Adolfo Coelho, apreciando uma interessante monografia do Sr. Gonçalves Viana acêrca da influência do português no malaio, declarava que essa monografia lhe impunha a obrigação de completar o seu estudo abrangendo outras línguas do Arquipélago, para o que certamente lhe não faltava proficiência.