Página:Tratado de Algebra Elementar.djvu/10

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


na mesma linha escrever o numero que indica o numero das parcellas. Assim, em logar de , escreve-se . Neste caso, ao numero 3 dá-se o nome de coefficiente. Portanto coeficiente de uma quantidade é o numero que indica quantas vezes essa quantidade entra por parcella.

Do mesmo modo para representar o producto de factores eguaes, convencionou-se escrever sómente un dos factores, e á sua direita e um pouco acima escrever o numero que indica o numero dos factores. Assim, em logar de , escreve-se . Neste caso, o numero 3 chama-se expoente. Portanto expoente de uma quantidade é o numero que indica quantas vezes essa quantidade entra por factor.

Quando uma quantidade entra somente uma vez por parcella ou por factor, tanto o seu coefficiente como o seu expoente são a unidade; e neste caso convencionou-se não os escrever.

5. Signaes de relação. Para indicar que duas quantidades são eguaes, separam-se pelo signal , que se lê é egual. D'este modo , lê-se mais é egual a .

A expressão chama-se egualdade. As quantidades, separadas pelo signal , chamam-se membros; o que fica á esquerda d'aquelle signal chama-se primeiro membro, e o que fica á direita segundo membro.

Para exprimir que uma quantidade è maior ou menor do que outra, empregaremos no primeiro caso o signal , que se 1ê maior que, no segundo o signal , que se lê menor que. Assim, lê-se maior que ; lê-se menor que .

Para indicar que uma quantidade é differente de outra, emprega-se o signal . Assim, , lê-se maior ou menor que , ou differente de .

6. A representação dos números por meio de letras, e a indicação das operações e das relações de grandeza por meio dos signaes constituem o que se chama notação algébrica.

7. Vamos agora mostrar como, por meio d'estes signaes, se conseguem os dois objectos principaes da algebra, a simplificação e a generalisação.