Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre

é Bispo da Marianna Dom Antonio Maria Corroia do Sá e Benevides, que á pouco tomou posse do Bispado.

O bispado da Diamantina foi creado pela lei n. 693 de 10 do Agosto do 1853, e realisado em 6 de Junho de 1854 pala Bulla do papa Pio IX, sendo nomeado seu primeiro Bispo o actual Dom João Antonio dos Santos.


Limites da Provincia.


A provincia limita ao Norte com Pernambuco pelo rio Carinhanha, e Bahia pelo rio Verde Grande; á leste com a Bahia e Espirito Santo; ao sul com o Rio de Janeiro pelo Rio Preto, Parahybuna e Parahyba, o São Paulo pela Serra da Mantiqueira; ao oeste com Goyaz pela Cordilheira de Tabatinga, Pindahyba, e Marcella, que corre de Norte á Sul.

Tem 112 leguas de Norte a Sul sobre 80 de largura media: a sua superficie é de 20,000 leguas quadradas.

Elege 10 Senadores, 20 Deputados Geraes, e 40 Provinciaes.

Esta grande provincia acha-se actualmente dividida em 47 Comarcas, as Comarcas era 83 Municipios; estes em 423 Freguezias com 574 Districtos e 1 Curato.


CAPITULO II.


Do systema orologico da Provincia



A Serra da Mantiqueira, que principia na parte septentrional de São Paulo, corre ao Nordeste d′onde se inclina para o norte ate á extremidade da provincia em diversas ramificações, que fazem mais ou menos parte do mesmo systema: isto é, contem a provincia duas extensas e elevadas cordilheiras ou Serras, que são a Central e a do Espinhaço,