Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/19

Wikisource, a biblioteca livre

affluentes servindo ás zonas do Oeste, e Norte, offerecem 2.517 kilometros em condições mais ou menos favoraveis á navegabilidade, e os indica do modo seguinte:
No baixo São Francisco 480 kilometros entre a Caxoeira do Pirapóra e a bacia do Carinhanha.
No alto São Francisco 340 kilometros entre o Porto das Andorinhas, e a Caxoeira do Pirapóra.
Este grande rio presta-se á navegação em todo o tempo como foi verificado pelo engenheiro Halfeld. As cheias do mesmo rio são periodicas, e regulares, como as do Nilo. Em Outubro começa a enchente, que vai até Março. A vasante de Março é geral, porque as há parciaes, no decurso da enchente, ora parando o rio muitas vezes, ora vasando para tornar a encher até maior altura.

==========


O magestoso e soberbo Rio Grande, um dos principaes da provincia de Minas, nasce do pico do Miratão nas subfraldas do Itatiaia, e correndo parallelo á Serra da Mantiqueira até á fazenda do finado Major Pedro Alves, desce dahi pelo Garambéo, e depois de ter recebido diversos pequenos rios e ribeirões, recebe tambem o rio Airuoca, até que abaixo da cidade de S. João d'el Rei no lugar da Ibituruna recebe o seu grande e importante tributario o Rio das Mortes; depois do que recebe o Pirapetinga, o Jacaré e o Lambary e outros de um e outro lado, recebe tambem o importante confluente o Sapucahy Grande; e dahi para baixo vai recolhendo as aguas de pequenos ribeirões de uma e outra margem, até que quasi nas divizas da provincia recebe ella outros tributarios como o Uberaba, o Santo Ignacio, o São Matheus, o Rio Verde pequeno, o Sapucahy-Merim e o Mugiguassú, oriundos da provincia de São Paulo; e por fim o grande e o mais importante de todos os seus confluentes, o Paranahiba.