Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre

rios pequenos e ribeirões, vai desaguar no rio de S. Francisco pela margem direita no lugar chamado Morada Nova. Este rio tambem é navegavel na extensão de 60 kilometros.

========


O Rio Pard nasce entre a freguezia do Passatempo do municipio da Oliveira e o districto da Capella Nova; seguindo em direcção á pitangui, em seu curso vai recebendo muitos ribeirões e rios, engrossando-se com o rio do Curral no lugar chamado Invernada e mais abaixo com os rios do Peixe, o Agua limpa, o Tabuão, o Bicudo, o Itapecirica e o rio de S. João-acima e outros pequenos rios, depois do que muito a baixo de Pitangui vai desaguar no rio de S. Francisco no lugar denominado Barra do Pará. Este rio tambem tem 70 kilometros de navegação facil desde a sua bacia até a cidade de Pitangui.

===========


O Rio das Mortes um dos grandes tributarios do Rio Grande, tem sua primitiva nascença na Serra da Mantiqueira distante de Barbacena trez leguas; passando dali uma legua no lugar chamado Registro, vai dahi por diante recebendo pequenos rios como o Loures, o Alberto Dias, o Invernada, o Patusca, o Ribeirão, o Caxambú, o Elvas, o Agua-limpa, o Carandahi, o Tabuões, o Rio do Peixe, o Rio das Mortes pequeno, e o Prepetinga, até que desagua no Rio Grande abaixo da Ibituruna.

===========


O Rio Pardo ou Patipe, nasce nas fraldas das Serras Branca, Nova e das Almas, engrossando sua corrente com as aguas de muitos rios pequenos e ribeirões quer de um lado, quer de outro, entra na povincia da Bahia por Canavieiras e vai desaguar no mar. Este rio servindo á zona do norte e leste, offe-