Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre

rece perto de 210 kilometros de navegação desde a cidade do Rio Pardo até os limites da provincia da Bahia.

===========


O Rio Gequitinhonha ou Belmonte, que tem as suas nascentes nas cordilheiras do Itambé na Diamantina, vai pouco a pouco engrossando seu curso com as aguas de muitos rios pequenos, até que recebe dos rios Itacambirussú, Vaccaria, Salinas, Itinga, Rio Preto, Rio do Peixe, Arassuahy e muitos outros ribeirões e riachos; entrando na provincia da Bahia por Belmonte, todo magestoso lança-se no Oceano. Este rio que tambem serve á zona no norte e leste, offerece perto de 600 kilometros navegaveis desde o Salto Grande até Minas Novas e Grão Mogol.

==========


O Rio Mucury nasce nas vertentes das Serras do Chifre, Chapadão e Tramambuco, engrossando-se com o rio Todos os Santos, que passa em Philadelphia e muitos outros rios pequenos, vai tambem desaguar no mar.

==========


O Rio Doce, que tendo sua nascente nas immediações de Ouro Preto e Marianna vai-se engrossando com as aguas de muitos ribeirões até que recebe seus afluentes Piranga, Gualaxo, Casca, Piracicaba, Santo Antonio, Guanhães, Cuiethé, Correntes, Sassuhi pequeno e grande, Manhuassú e outros ribeirões, atravessa a provincia do Espirito Santo e entra no Oceano perto de Linhares. Este rio, que serve á zona do leste e sul, apresenta uma extensão navegavel de 140 kilometros desde a Figueira até o Porto do Souza, limite da provincia com a do Espirito Santo.