Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/26

Wikisource, a biblioteca livre

O Rio Pardo pequeno nasce tembem da serra do Paranam, engrossando-se com alguns ribeirões e os Rios Gamelleira, Extrema de Baixo e de Cima, desagua no S. Francisco pela margem esquerda pouco acima da barra do Mangahy.

===========


O Rio Pandeiro nasce da serra de Antonio Pereira e das chapadas de Santa Maria; o corre recebendo diversos ribeirões, depois do que desagua no São Francisco, pela margem esquerda, em frente á povoação de Pedras da Maria da Cruz.

===========


O Rio Carinhanha, grande confluente do São Francisco, com quanto não corra em territorio da provincia de Minas, comtudo o descrevemos aqui por ser elle a divisa da provincia com a da Bahia do lado esquerdo do São Francisco, assim como tambem o Verde Grande o é do lado direito do mesmo rio. Nasce o Carinhanha do outro lado da serra do Paranam, e, atravessando a mesma serra entre duas pontas que ella fórma, e que por isso se chama — Vão do Paranam — corre junto com os rios Paratinga e Juquiri sempre em frente á divisa das duas provincias; depois do que tendo-se tornado muito volumoso pela agglomeração de aguas, desagua no rio de São Francisco, pouco abaixo da villa de Carinhanha na provincia da Bahia. Este rio tem navegaveis 123 kilometros da sua barra para cima.

============


O Rio Gequitahy, confluente do São Francisco, nasce da serra das Congonhas e da serra de Montes Claros no municipio do mesmo nome, e em seu pequeno curso con-