Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/27

Wikisource, a biblioteca livre

dus as agoas dos Tres Irmãos, São Lamberto, Gavinipão, Sucuriu e mais alguns ribeirões, até que desagua no São Francisco, pela margem direita. Neste rio, ao tempo das cheias, ha 160 kilometros navegaveis, e somente 20 no tempo das aguas médias.

==========


O Contendas nasce da serra do mesmo nome e desagua no São Francisco pela margem direita, perto da nova villa de São José da Pedra dos Angicos.

===========


O Rio Cannabrava nasce tambem da serra das Contendas, e com um pequeno curso desagua no São Francisco pela margem direita, abaixo da barra do Contendas.

===========


O Mangahi nasce entre as serras das Contendas e de São Felippe, e passando entre as pontas de ambas, vai desaguar no São Francisco pela margem direita.

===========


O Rio Arassuahy, que é o maior affluente do Gequitinhonha, nasce da serra do Gavião, e mistura-se com as aguas dos rios Preto, Abbadia, Itacaramby, São João, Pindahyba, Itamarandyba, Fanado, e mais outros rios pequenos, e depois o Setubal, o Gravatá, e o Calháo; depois do que desagua no Gequitinhonha abaixo da cidade do Arassuahy.

============


O Rio Manhuassú tem suas nascentes nas fraldas da Serra da Boavista, Freguezia de Santa Margarida mu-