Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre

Ha com immensa profusão muitas variedades de raizes alimenticias, como o aipim de diversas qualidades, a batata doce, a batata ingleza, que dá abundantemente, o inhame, o mangarito, o taióba, o cará barbado, o mimoso e tambem o jacotopé.


Do reino animal.


Quanto ás diversas qualidades de animaes, ainda neste genero é a provincia abundantemente provida; pois temos a anta, o veado galheiro, ou cervo, o campeiro, o mateiro, o catingueiro, a paca, a cutia, o porco do matto, o caetetú, ou queixada, a guariba, a lontra, a capivara, os macacos de diversas qualidades, os saguis, a onça pintada, o tigre, a onça vermelha e a preta, o gato do matto, o lobo vermelho, a rapoza ou cachôrro do matto, os quatis, o quatimundé, a irára ou cachorrinho do matto, o caxinguelé, o coelho, o preá, o tatu canastra, o tamanduá bandeira, o tamanduá merim, o gambá, a preguiça, o porco espinho, o sussuarana o rato e o morcego.
Há tambem os animaes domesticos, cujo prestimo é de summa vantagem e proveito para o homem, a saber: o boi, a vaca, o cavallo, a egua, o porco, o jumento, o cão de immensas qualidades, a cabra, a ovelha, o burro, o gato de casa.
No genero Passaros ha immensa variedade. Citaremos os seguintes: patativos, pintacilgos, canarios do paiz e de fóra, fradinhos, gaturamos, papiamento, papacapim, assanhaços, sabiás, bemtevis, corrupiões, japús, chechéos, coleiras, guaxes, avinhados, azulões, picapáos, tucanos, thezouras, urubús, gaviões, corujas, aráras, papagaios, maracanans, periquitos, anú branco e preto, perdizes, codornizes, jacús, jacutingas, jaús, nambús, capoeiras, pombas de diver-