Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre

sas qualidades, êmas, seriêmas, colhereiras, narcejas, maçaricos, jaburús, frangos d'agua, patos, marrecos, nhapim, arapongas, pavões, meiros, virabostas, sassi, gralhas, andorinhas, aguia, pelicano, cegonha, bicudo, macuco, etc.
Entre as aves caseiras temos diversas qualidades de gallinhas como: a pepuira, a garnizé, a china, a cochinchina, a americana, a mistiça, a madresilva, a gallinha d'angolla, pombas de diversas qualidades; os ganços, o patos, os marrecos, os perús, os pavões, etc.


Cobras, reptis e insectos


No genero Ophidios isto é, cobras, ha em diversos lugares da provincia as cobras chamadas: urutús, surucucús, sucuriú, ou sucuriuba, jararacas, jararácussú, cascavel, coral, caninana, saracutinga, giboia, limpa-matto etc.
No genero Saurios temos: kagados, tartarugas, jabutis, sajacés, lagartos, lagartixas, centopeias, camaleões, escorpiões etc.
Quanto a insectos temos diversas qualidades de abelhas silvestres como a mandasaia, uruçú, chora-mulata, cabocla, arapuá, minduri e jatahy, e outras mais, assim como: maribondos de diversas qualidades, bezouros, gafanhotos, borboletas, mutucas, vespas, e outros insectos; temos tambem a abelha da Europa, que tem-se acclimado perfeitamente na provincia e que além do excellente mel produz tambem a cêra, de que em muitos lugares fabricão-se vellas para o consumo. Esta industria seria uma das mais lucrativas para a provincia, se fosse exercida em grande escala.
Tambem em alguns lugares já ha o bicho da seda, ramo de commercio, que em epocha não muito remota talvez