Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/35

Wikisource, a biblioteca livre

contribua para a riqueza e engrandecimento da provincia.
Todos os rios da provincia, especialmente o S. Francisco e o Rio Grande, e todos os seus affluentes, são abundantissimos de peixe de muitas qualidades, entre as quaes mencionaremos os seguintes: o dourado, a piuba, a piabanha, o piaú, o prepetinga, o surubi, o bagre, e o mandi, a precanjuba, o caboclo, o robálo, o mandi-chorão, o pacú, a piranha, o jahú, o pirarucú, a trahira, o timburé, o crumatam, o peixe espada, o lambari, o cascudo, e outros mais Tambem ha na provincia camarões, ostras, carangueijos, siris, lagostas e mariscos.

CAPITULO I.

Das aguas mineraes da provincia.


É conhecido em toda a provincia de Minas Geraes o grande numero de fontes de aguas mineraes de diversas naturezas. Ainda neste genero nada temos á invejar dos outros paizes da Europa.
Encontrão-se na provincia nove fontes de aguas ferreas, sendo uma publica na capital da provincia, duas nos suburbios della e uma na estrada de Ouro-Preto á Marianna, e as outras em varios lugares da provincia.

Aguas alcalinas gazosas.


As mais frequentadas são as denominadas «Aguas Virtuosas» na freguezia do Lambary, cercade 20 kilometros da cidade da Campanha, e de 396 kilometros da capital do Imperio; e as denominadas outróra Aguas Santas, hoje do Caxambú, no municipio de Baependy á 7 kilometros pouco mais ou menos da cidade do mesmo nome.