Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre

Todas estas fontes achão-se muito proximas umas ás outras e assemelhando-se por sua composição, chimica ás da Europa. O numero dos frequentadores das aguas do Caxambú tem-se augmentado muito; e é provável que ainda se augmente muito mais, logo que a estrada se torne francamente de rodagem, ou se construa o ramal da Estrada de Ferro de D. Pedro II.

Aguas sulphurosas


Achão-se estas aguas em abundancia nas diversas fontes da cidade do Araxá, e nos confins da provincia; tambem nas margens do Rio Verde. applicão-se em diversas enfermidades e são muito procuradas pelos animaes silvestres, e igualmente para uso dos animaes domesticos.

Aguas thermaes sulphurosas.


As mais procuradas e incontestavelmente as principaes das conhecidas até hpje, são as da Provincia de Minas, evidentemente alcalinas e sulphurosas, segundo as analyses scientificas ultimamente feitas.
Estão estas aguas á 39 kilometros e 600 metros da cidade de Caldas e uma dellas com a temperatura de quasi 41 centigrado á margem direita do Rio Verde á 6 kilometros e 600 m. daquella cidade.
São trez as fontes, ou poços mais importantes a saber: Pedro Botelho o mais consideravel pela quantidade de agua, e temperatura desta de 46° centigrado; o pôço denominado Maria, de temperatura de 44° centigrado; e finalmente o denominado Macacos, que se subdivide em dous, um com 41° e outro com 42° sendo o mais abundante em bicarbonato de sóda.