Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/5

Wikisource, a biblioteca livre
PREFACIO




Foi composta a presente obra com o fim de concorrer para a instrucção dos Brazileiros em geral, e dos Mineiros em particular, e tambem para tornar mais conhecida a importante Provincia de Minas, onde nasci, e á qual tenho o orgulho, e a honra de pertencer.

É pois o seu fim principal concorrer para illustrar a mocidade Mineira, que muito desejo possa aproveitar-se dos meus fracos conhecimentos, e experiencia. Como livro para ser consultado por aquelles, que delle necessitarem, não o julgamos inferior a qualquer outro; pois apresenta-lhes á um tempo o que elles possão procurar.

Em uma provincia tão vasta, e populosa como a de Minas Geraes, onde á cada canto se encontra uma Cidade ou Villa, mais ou meuos importante, era geralmente sentida a falta de uma obra desta natureza, que tornasse mais conhecida a existencia do que ahi houvesse de mais curioso, e importante, dando a conhecer ao mesmo tempo todas as suas Cidades, Villas, Freguezias e povoações mais importantes.

Abalançando-nos pois a emprehender tão difficil, quanto espinhosa tarefa á bem de fazer alguma cousa, que podesse servir de utilidade á meus patricios, tivemos de recorrer à muitos documentos officiaes, como relatórios de diversos Presidentes, collecções de Leis provinciaes, diversos periodicos publicados na província, e ás cartas chorographicas dos engenheiros Gerber e Wagner; e munidos de todos estes dados,