Ir para o conteúdo

Página:Tratado descriptivo do Brasil em 1587.pdf/18

Wikisource, a biblioteca livre
xvi

Sousa, na urca flamenga denominada Grifo-Dourado, em 7 de abril de 1591, conduzindo comsigo uns tresentos e sessenta homens, incluindo quatro religiosos carmelitas, um dos quaes, Fr. Hieronymo de Canavezes, veiu até a ser depois provincial.

O projecto de Soares era chegar ás cabeceiras do Rio de S. Francisco, onde se deviam encontrar as minas, de que nos lugares de que levava nota pelo roteiro de seu irmão, dava conta o mesmo roteiro; e cuja existencia veiu a confirmar-se no seguinte seculo; pois essas minas se achavam evidentemente no districto da provincia, que, pelas que depois n’ella se descobriram, se ficou chamando de Minas, como sabemos.

Infelizmente, o seu completo descobrimento e exploração, é por conseguinte o principo da colonisação n’esse districto, ainda então teve de ficar aprasado, em virtude dos successivos mallogros que acompanharam a dita expedição de Gabriel Soares, incluindo a sua propria morte, succedida proximamente na paragem onde tivéra lugar a de seu irmão, e a de um indio por nome Aracy (o sol) que lhe servia de guia.

O principio do mallogro da expedição procedeu de haver em meados de Junho, naufragado a urca onde vinham todos, em Vazabarris; onde, graças á recente colonisação por Christovão de Barros, não cahiram victimas dos indios.

Salvando-se a maior parte da tripolação, passou o mesmo Soares á Bahia, onde refeito com os auxilios que